O Esperado banimento da Rússia
- fabiotubino0
- 10 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
A Agência Mundial Antidoping finalmente decidiu excluir a Rússia de grandes competições esportivas durante quatro anos por falsificação de dados dos controles entregues à entidade

Por Fábio Tubino
Assim, o país não poderá ser representado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e de Inverno de Pequim 2022, além de Mundiais de todas as modalidades, o que inclui a Copa do Mundo de Futebol Catar 2022. A Rússia também não poderá organizar disputas esportivas em seu território. Vale destacar que a Eurocopa de Futebol 2020 não corre perigo de perder São Petersburgo como uma das 12 sedes, pois não está categorizada no grupo de competições restringidas.
Prazo para recorrer
O fato e que por muito tempo o doping prejudicou o país. A Rússia tem 21 dias para recorrer da decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte . Caso entre com o recurso, as sanções aplicadas pela Wada ficam suspensas até que o TAS as confirme ou rejeite. Por unanimidade, o comitê da Wada aprovou as sanções porque a Agência Antidoping Russa (Rusada) teria falsificado dados dos controles antidoping entregues à entidade no início de 2019. Os Atletas russos que provarem que não fizeram parte do esquema e que estão limpos, poderão competir individualmente sob a bandeira neutra.
Rússia poderia voltar a ser protagonista como potência esportiva, mas prefere continuar envolvida com os problemas de doping.
Kommentarer